quarta-feira, 6 de abril de 2011

Encontro com Marta no senado


Marta promove encontro de mulheres com Sarney para debater reforma política

Postado em 06/04/2011 por Equipe Marta
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) promoveu nesta quarta-feira (6) um encontro de mulheres paulistas com o presidente do Senado, José Sarney, para debater reforma política. A reunião aconteceu na Presidência do Senado e contou com representantes da Fiesp, OAB e executivas que ocupam altos cargos em grandes empresas brasileiras, além das senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Ana Rita Esgario (PT-ES).

Na opinião do senador Sarney, receber as mulheres e ouvir suas opiniões é um importante subsídio para balizar o trabalho da Comissão de Reforma Política do Senado. “Em relação a mudanças no sistema eleitoral brasileiro, ainda estamos no século 19”, disse o presidente da Casa.

A senadora Marta, promotora do encontro, afirmou a Sarney que suas falas durante a reunião tranquilizaram as mulheres. “O senhor pode entrar para a história como o presidente do Congresso que promulgará uma reforma política onde as mulheres terão espaço de destaque”, disse Marta a Sarney.

Para a senadora Ana Rita, representante da bancada feminina do Senado na Comissão de Reforma Política, “o debate precisa ir para a sociedade e não ficar apenas na Câmara e no Senado”. Ana Rita lembrou que a comissão já aprovou financiamento público de campanha, voto em lista fechada, fim da reeleição e mandato de cinco anos. Segundo as mulheres presentes no encontro, agora é hora de levar as reivindicações femininas para dentro da comissão.

Em almoço após o encontro, as senadoras e o grupo de mulheres combinaram realizar audiências públicas nas cinco regiões do país, a fim de debater com diferentes segmentos da sociedade as expectativas do público feminino quanto à questão da mulher na reforma política. A intenção é que, antes de ir a plenário, reivindicações femininas como a da lista fechada alternando candidatas mulheres e candidatos homens, a exemplo do que acontece na Argentina e na Costa Rica, sejam aprovadas na Comissão de Reforma Política.

De acordo com a procuradora de Justiça Luiza Eluf, integrante do grupo de mulheres que visitou o Senado, as mulheres querem ver lideranças femininas no poder. “Nós somos mulheres que queremos eleger outras mulheres”, disse Eluf. Já a senadora Marta lembrou que as reivindicações vão ao encontro daquilo que a população reconhece sobre a importância da presença da mulher na política, uma vez que 73% da população aprova o Governo Dilma Rousseff, conforme mostrou recente pesquisa CNI/Ibope. “Nós queremos chances iguais, ou até diferenciadas, para que alcancemos a igualdade”, disse Marta.

Foto: José Varella/Agência Senado (da esquerda para a direita: Consuelo Yoshida, Claudia José Abud, Luiza Eluf, senadora Ana Rita, Rosa Ramos, senador José Sarney, Eliane Belfort, Fabíola Abud Marques, Magui Lins de Castro, senadora Marta Suplicy, senadora Gleisi Hoffmann, Maria Fernanda Teixeira, Isabel Franco e Débora Mainardi).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Senadora Marta Suplicy (PT-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário