domingo, 6 de março de 2011

Marta.....lutando contra a violência doméstica contra as mulheres


Marta fala sobre pesquisa de violência doméstica

Postado em 03/03/2011 por Equipe Marta
Em pronunciamento no Plenário do Senado, na tarde desta quinta-feira (3), a senadora Marta Suplicy comentou os resultados de uma pesquisa de opinião pública divulgada nesta manhã pelo DataSenado, o instituto de pesquisa de opinião do Senado. O estudo, que trata da violência doméstica e familiar contra a mulher, ouviu apenas mulheres e constatou uma mudança cultural na opinião feminina sobre a violência doméstica de que muitas delas são vítimas.
A pesquisa questiona um dos aspectos fundamentais para a punição de agressores, porque pergunta às entrevistadas se elas denunciariam, caso presenciassem, um ato de violência contra uma mulher. “A boa notícia é que 81% das pesquisadas disseram que sim, denunciariam. Ou seja, estamos desmentindo o famoso ditado popular que diz que em briga de marido e mulher não se mete a colher”, disse Marta na tribuna.
A senadora contou que ficou bastante entusiasmada com o resultado do estudo, já que ele revela que a maioria das mulheres não está mais disposta a entender a violência doméstica como um assunto particular da vida dos casais. “As mulheres, finalmente, percebem que a questão não será resolvida dentro de suas casas. É preciso denunciar, levar essa grave ferida para além da porta de casa. É um problema que o Estado precisa participar”, disse.
Marta lembrou que o governo do presidente Lula deu um salto imenso nessa direção quando há cinco anos sancionou a Lei Maria da Penha. “Creio que a mudança de comportamento, no sentido de denunciar a agressão, se deve muito à aplicação da Lei Maria da Penha”, explicou. A pesquisa, que pode ser acessada na página do Senado na internet, corrobora essa impressão ao revelar que o nível de conhecimento das mulheres sobre a lei cresceu 15% nos dois últimos anos, alcançando a marca de 98%.
A senadora finalizou seu pronunciamento destacando uma última informação divulgada pela pesquisa DataSenado: quando perguntadas se acham que a mulher é tratada com respeito no Brasil, apenas 6% das entrevistadas responderam sim. “Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, entendo que temos muito trabalho pela frente. Precisamos e devemos continuar lutando, denunciando, nos indignando, gritando se for necessário”, encerrou Marta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário