segunda-feira, 14 de março de 2011

Mulher pode....sempre!


Acho que, agora, ficou muito claro: Mulher pode, sim, diz Marta

Postado em 15/03/2011 por Equipe Marta
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) participou nesta segunda (14) da programação do Mês da Mulher do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. No início do encontro, pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas dos terremotos e tsunami ocorridos no Japão. Na palestra, mediada pela presidenta da entidade, Juvandia Moreira Leite, Marta destacou conquistas e desafios para as mulheres neste momento em que o Brasil é governado pela primeira Presidenta, Dilma Rousseff.
“Estamos num momento especialíssimo. Dilma, durante a campanha, foi abordada por uma menininha que perguntou: - Mulher pode? (ser Presidente da República). Acho que, agora, ficou muito claro: Mulher pode, sim. Na minha opinião, a força da eleição de Dilma é a mesma do direito que obtivemos (nós, mulheres) ao voto. Daqui para frente, ninguém vai ousar dizer que mulher não pode. É um marco. Está lá; já faz parte da história”, disse Marta.
A senadora traçou um histórico de lutas das mulheres até a eleição de Dilma: do direito ao voto aos movimentos feministas, da organização sindical às representações em partidos, os enfrentamentos ao machismo, a lei de cotas para mulheres para participar da política. Falou de avanços e retrocessos.
Após a palestra, Marta respondeu perguntas de internautas e participantes que estavam no auditório Azul do Sindicato. Tratou de questões da reforma política: financiamento de campanhas para mulheres e voto em lista. Falou ainda sobre políticas afirmativas para mulheres, direito à licença maternidade e sobre a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Respondeu, também, sobre a reapresentação do projeto de lei contra a homofobia.
O encontro com a senadora faz parte da mobilização do Sindicato para o Mês da Mulher, que já teve também o debate entre blogueiras, a abertura do Dia Internacional da Mulher da CUT, lançamento estadual da Marcha das Margaridas, distribuição de leques em concentrações bancárias com reivindicações, desfile no Bloco dos Bancários pelas ruas do Centro, show especial no Grêmio dos Bancários e participação na Marcha Mundial das Mulheres, também no centro da cidade.
Houve transmissão ao vivo, pelo site (www.spbancarios.com.br/videodebate.asp) e via twitcam.
Foto: Senadora Marta Suplicy e a presidenta do Sindicato dos Bancários, Juvandia Moreira Leite, durante palestra / Elisabete Alves (14.03.11)
Fonte: Assessoria de Comunicação da senadora Marta Suplicy (PT-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário